Lost Paradises (2019)
A série Lost Paradises faz parte do meu processo de pesquisa e produção do trabalho de conclusão de curso na Escola Guignard/UEMG, com habilitação em pintura (2019). O projeto se iniciou a partir de pinturas com tinta acrílica de colagens antigas.
Cronophobos (2019). Acrílica, objetos e colagem sobre madeira e tela. 95 X 95 cm.
A pesquisa explorou o universo da colagem e sua linguagem característica, buscando transferir e buscar similaridades com a linguagem da pintura. Por meio dessas escolhas, encontrei diversas questões filosóficas e conceituais acerca da linguagem e representação da imagem na pintura e na colagem.
Reticiência (2019). Acrílica, objetos e colagem sobre madeira e tela. 95 X 95 cm.
Prometáica (2019). Acrílica, objetos e colagem sobre madeira e tela. 95 X 95 cm.
Produzindo obras com a estética da acumulação, o processo de colagens e representação da mesma por meio da pintura, prossegui as experimentações chegando a inserir nas obras objetos do cotidiano, como galhos, madeira, tipos sólidos, fechaduras, colheres… Essa técnica de colagem tridimensional é conhecida como Assemblage.
O trabalho possibilita uma interpretação intersemiótica e diversas reflexões acerca do processo de criação de imagens, reprodução, cópia, significado e significante.
“O homem não tem um corpo separado da alma.
Aquilo que chamamos de corpo é a parte da alma
que se distingue pelos seus cinco sentidos”
Willian Blake
O trabalho busca trazer à superfície questões relativas a reprodução da imagem, as relações sígnicas que ela possibilita – uma reflexão sobre o descarte, reprodutilibilidade técnica e a dessignificação da imagem.
O trabalho Losts Paradises (Paraísos Perdidos) foi apresentado à banca de mestres da Escola Guignard/UEMG em 27 de novembro de 2019. O trabalho foi exposto em 5 de janeiro de 2020 na Galeria da Escola, junto à outros habilitandos e artistas.