Macário – Álvares de Azevedo (2022)

Lançado pela Impressões de Minas Editora, livro escrito pelo poeta e dramaturgo do século XIX traz ilustrações feitas a vinho.

Publicado pela primeira vez em 1855 e definido por Antonio Candido como “um drama fascinante”, Macário, peça teatral escrita pelo poeta Álvares de Azevedo, ganha uma nova edição sob os cuidados da editora mineira Impressões de Minas. 


O livro, que conta a história do jovem estudante Macário e seu encontro com Satã, traz abordagens que denunciam as questões sociais da época, além de apresentar características ímpares do Romantismo. 

Segundo Luciana Fátima, estudiosa da vida e da obra do poeta romancista, “o que encontramos em Macário é uma viagem onírica ao interior do imaginário artístico de Álvares de Azevedo. Sua admiração por Fausto, de Goethe, o inspirou a criar seu próprio embate intelectual entre um estudante e o diabo para discutirem, entre outros, a mulher, o amor, a vida e a morte”, afirma a estudiosa que também assina a apresentação dessa nova edição.

A novidade desse novo volume, está nas ilustrações exclusivas feitas pelo artista e designer Tiago Farias, que utilizou as técnicas do carvão e o vinho como tinta para as imagens presentes no livro. Nas palavras de Luciana Fátima, “a escuridão da noite e os tons rubros do vinho acrescentam um sentido único a elementos familiares na poética de Álvares de Azevedo e as técnicas utilizadas por Tiago para compor seu diálogo imagético com o texto, emergem os delírios de amor e de morte – par inseparável que povoa toda a obra alvaresiana”.